.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

O início dos projetos

Fonte: A verdade no mundo

Albert Einstein nasceu em Ulm, na Alemanha, em 14 de março de 1879. Foi um grande cientista e ao longo de sua vida, fez inúmeras descobertas, dentre elas, está presente sua famosa equação da vida e da morte: E=mc², que foi o fundamento utilizado na criação da Bomba Atômica. Em 1933, Hitler sobe ao poder, o que fez com que Einstein se mudasse da Alemanha para os Estados Unidos.

Inesperadamente, em julho de 1939, Albert recebe uma vista de seu velho amigo, Leo Szilard (1898-1964), físico húngaro que trouxe péssimas noticias: O governo alemão estava tendo progressos na física nuclear, e com o conhecimento da equação de Einstein, poderiam desenvolver uma bomba, mas não apenas uma bomba comum, e sim uma feita a partir da fissão de átomos, a Bomba Atômica, que não se comparava a outras, que matavam pessoas, pois era uma bomba nuclear: matava e destruía cidades inteiras.

Com essa noticia Einstein e Szilard, estavam muito preocupados, pois se isso acontecesse, poderia ocorrer uma catástrofe inexplicável. Portanto, sabendo da influencia que Albert exercia, Leo Szilard solicitou que a melhor solução para esse problema, era que Einstein enviasse uma carta ao governo americano, informando do perigo que eles corriam, e assim Albert Einstein o fez.

Em setembro de 1939, o presidente Franklin Roosevelt, recebe a carta, que informava a possibilidade dos nazistas criarem a Bomba Atômica, e da solução encontrada pelos cientistas, que era a do governo americano, antes da Alemanha, fabricar essa bomba. Inicia-se desse modo, o secreto Projeto Manhattan, no qual, os americanos investiram tempo, dinheiro e grandes cientistas, para que, em uma luta contra o relógio, fosse fabricada a Bomba Atômica americana, antes da dos nazistas.

Em 2 de dezembro de 1944, foi dado o primeiro passo, onde o grupo organizado pelo cientista Enrico Fermi (1901-1954), fez funcionar, o primeiro Reator Nuclear. Porém, foi nesse período que o nazismo teve fim, quando os alemães abandononaram a 2° Guerra Mundial, assim, acreditou-se que o governo americano desistiria do Projeto Manhattan, mas infelizmente, não foi isso que aconteceu.

Os EUA continuaram investindo em pesquisas para a criação da bomba, e Albert Einstein ficou aflito, pois não sabia mais o que esperar, foi então, em uma manhã de agosto de 1945, o governo americano, lançou, sem aviso prévio, duas Bombas Atômicas, em cidades japonesas, uma em Hiroshima e a outra em Nagazaki. Até hoje, comenta-se que foi um golpe baixo dos Estados Unidos, para demonstrar o seu poder, de contrapartida, este se defendeu, afirmando que essa foi a forma mais rápida e eficaz de derrotar o Japão, que ainda mantinha-se na Guerra.

Dentro deste cenário, vários cientistas envolvidos em pesquisas nucleares, faleceram devido à radiação utilizada nesse processo, dentre eles, Enrico Fermi, citado acima. Outro fato foi a destruição e o horror presente nas cidades afetadas pela Bomba Atômica, que resultou na morte de mais de 70 mil pessoas, e o Japão que levou anos para conseguir se reerguer após a 2° Guerra Mundial e transformar-se nessa grande potência que é conhecido atualmente.


Por: Tainara Rodrigues

Um comentário:

  1. Bom o texto, porém poderiam explicar o que o amigo de Einstein descobriu que o levou a escrever a carta ao presidente!

    ResponderExcluir