.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

MOTIVOS BANAIS, MAS FORAM MOTIVOS


fonte: http://guerras.brasilescola.com

Existem fatores objetivamente peculiares a serem analisados particularmente sobre os motivos pelas quais se concedeu a segunda grande Guerra Mundial. Separando esses fatores em tópicos objetivos, temos:

·         A ampliação exponencial dos territórios Germânicos, liderados por Hitler, e a conquista desses territórios para obtenção de matérias primas. Essa ideia nazista de expansionismo se fez presente, com objetivos igualmente militaristas na Itália de Mussolini e no Japão, na década de 1930.

·         Em meados de 1 de setembro de 1929 a Alemanha invade territórios pertencentes a Polônia, Itália e França, fazendo com que as mesmas declarem guerra contra a Alemanha.

·         O sentimento revanchista na Alemanha nazista com relação a derrota na Primeira Guerra Mundial. Hitler pretendia desrespeitar o Tratado de Versalhes e reconquistar território perdidos na Primeira Guerra.

·         A corrida armamentista e a militarização da Alemanha e da Itália  durante o período de 1930. A Alemanha com isso tinha ideia de diminuir o desemprego, mas desenvolveu também as pátrias das ideias expansionistas nazifascistas.


Mas o que realmente foi O marco inicial ocorreu no ano de 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia. Quase que instantaneamente, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha. De acordo com a política de alianças militares existentes na época, se formou dois grupos: Aliados (liderados por Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos) e Eixo (Alemanha, Itália e Jápão).

por: Mateus dos Santos Cabezudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário