.

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Genética


Para discutirmos sobre genética precisamos saber o que é, e no que consiste.

Genética é a parte da biologia que estuda a transferência tanto de características físicas quanto biológicas de geração para geração.

Logo que a bomba atômica foi lançada ocorreram mutações na genética dos seres vivos, principalmente nos seres humanos, causadas pela radiação.

Para explicar melhor: Existem dois tipos de radiação, a Ionizante e a não Ionizante.

Radiação Ionizante

Estende-se de longas ondas de radio até raios cósmicos, que podem ter até  10-14 cm.  Quanto menor o comprimento a onda, maior vai ser a energia dos fótons eletromagnéticos, o que resulta na penetração em células e tecidos. É isso que causa mutação na genética dos seres vivos.

Radiação Não Ionizante

É um exemplo a radiação ultravioleta que não tem energia suficiente para ionizar o DNA, no entanto é capaz de causar mutação na molécula. Embora ela não cause tanta mutação na genética ela pode muito bem causar, por exemplo, câncer de pele.

Quando a bomba atômica foi lançada ela espalhou radiação causando a morte de milhares de pessoas, e quem não morreu, ficou com seqüelas e teve seu DNA alterado, e como conseqüência isso foi passado para seus filhos de geração em geração. Relacionando genética e radiação, citamos os agentes químicos alquilantes, que foram um dos primeiros grupos de mutagênicos químicos descobertos após estudos aprofundados nas áreas atingidas pela radiação da bomba atômica durante a 2ª Guerra Mundial.

“Reagem com o DNA adicionando grupamentos etil ou metil às bases. Isto tem como conseqüência o mau pareamento ou total perda da base afetada, criando uma falha. A principal base afetada é a guanina, embora outras também possam ser alquiladas. Exemplos: EMS (etilmetanossulfonato), DES (dietilsulfato), enxofre nitrogenado e gás mostarda.“ 

Disponível em http://www.uff.br/genetica_animal/mutacao.pdf
Acesso em 28/11/12 às 19h26min  


Nenhum comentário:

Postar um comentário