.

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Além da guerra



A 2ª Guerra Mundial foi um fator histórico ocorrido no ano de 1932, o qual gerou pavor, destruição, e a famosa Bomba Atômica. Esse blog teve como objetivo exemplificar os fatos da guerra, separando-os em seus respectivos componentes curriculares, como por exemplo, o desenvolvimento da Bomba Atômica - o que acaba envolvendo física e química -, a genética, a mutação e a criação de armas biológicas que aglomeram principalmente a biologia, e procurou-se contar a historia da guerra, com as datas dos acontecimentos e a ordem correta dos fatos, dentro da própria disciplina de história.

Pode-se entender melhor a 2º Guerra Mundial de tal forma, pois sempre se escuta a história deste acontecimento de uma forma tão superficial e sem exatidão, porém com o desenvolvimento desse blog, através de diversas pesquisas, com os assuntos e disciplinas ao qual o envolvem, consegue-se perceber que a 2ª Guerra mundial não foi apenas um cenário de destruição, mas sim um grande passo para diversas descobertas que ajudaram a desenvolver e colaborar com o mundo e as pessoas.

Obviamente, a maioria dos textos aqui presentes relatam a verdade, e a crueldade que estavam presentes na guerra, porem se olharmos com uma visão mais ampla, por outro lado, percebe-se que principalmente na área de biologia foram utilizadas diversas técnicas, as quais foram aperfeiçoadas e são utilizadas até hoje, por exemplo, a medicina, que teve um grande avanço na 2ª Guerra Mundial. Ou seja, muitas vidas foram e ainda são salvas atualmente graças às descobertas feita na guerra.

Na física, houve um grande desenvolvimento na utilização de armamento, dentre elas a criação de bombas nucleares, que logicamente, no cenário da guerra foram utilizadas, muitas vezes de forma fria e desumana, contudo sabe-se que as armas não são necessariamente utilizadas para o ataque, à destruição: podem ser usadas também para proteger e salvar vidas. As câmaras de gás, tão apavorantes e horrorizastes, ainda são utilizadas como forma pena de morte, aos detentos, principalmente nos EUA.

Outro acontecimento que se desenvolveu na guerra, foi o nazismo, quando Hitler sobe ao poder na Alemanha em 1933, prometendo mudanças e melhoras, e convencendo a população de que eram uma raça superior, que tinha o direito de dominar terras e determinar da forma mais cruel, povos que fossem considerados inferiores aos arianos, e/ou pudessem atrapalhar seus planos. Esse movimento é uma história contada através de gerações, mas em pesquisas, principalmente, é que podemos observar que um guerreiro ferido em batalha na 1ª Guerra Mundial, com idéias sem nenhum fundamento, porém com convicção de que estava extremamente correto, unido com uma nação, que foi também muito afetada na 1ª Guerra Mundial, obtêm-se uma catástrofe, milhões de mortes, pavor e ruína.

Conclui-se assim, que a 2ª Guerra Mundial, vai muito além do que os nossos olhos podem ver, vai além da guerra, das bombas, do sofrimento, das mortes. Foi uma transformação (pode-se dizer que existe o mundo antes da guerra e o pós-guerra). Muitos povos ainda vivem em guerra atualmente, muitas pessoas ainda são feridas e mortas, entretanto não podemos deixar que a história fique somente por isso, de modo óbvio, quando a guerra ocorreu, foi uma devastação só, porém, deve-se esquecer as coisas ruins, e focar nas coisas boas, em tudo que ganhamos devido à 2ª Guerra Mundial. Nossos antepassados, avos, bisavós, talvez foram feridos, ou mortos em meio a esse cenário, talvez guerrearam defendendo sua nação, mas não é por isso que devemos olhar para a guerra com maus olhos, lógico que houve crueldade, mortes, mas às vezes é preciso sacrificar para obter coisas novas, sacrificar para depois salvar, como a medicina, como já foi mencionado anteriormente, que desenvolveu-se muito devido à guerra.

Com esse blog, aprendemos muito, podemos mostrar como o nosso grupo percebeu a guerra, com pesquisas e auxílio dos professores, criamos textos e descobrimos coisas que nem imaginávamos ter acontecido. A 2ª Guerra Mundial teve dois lados: o negativo e o positivo. Se nos apegarmos somente ao negativo, teremos frustrações e muita indignação, porém com esse blog, podemos ver o negativo e ampliar nossa idéias com o lado positivo, aprendendo coisas novas e desenvolvendo, com nossas próprias palavras tudo que descobrimos além da guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário