.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

ARMAS BIOLOGICAS

Fonte: A censura

Armas biológicas... O que será isso? Apesar de não se ouvir falar muito sobre esse assunto, porque até hoje gera tanto medo e pavor quando mencionado?

As armas biológicas foram utilizadas na Segunda Guerra Mundial. Com isso já podemos perceber o porquê de causar tanto medo. Conhecidas também como armas bacteriológicas, elas transportam organismos vivos como bactérias e vírus - que são altamente letais -, matando rapidamente milhares de seres humanos, plantas e animais. Quando isso ocorria causava uma pandemia, deixando os sobreviventes com marcas para o resto de suas vidas.

Na Segunda Guerra, alemães e japoneses utilizavam seus prisioneiros para testar as doenças e, caso elas funcionassem com eficiência (matando rapidamente os cobaias), eram aprovadas, fabricadas e utilizadas.

O Japão atacou onze cidades chinesas com bombas bacteriológicas, o que acarretou na morte de muitas pessoas.

“A convenção de armas biológicas e toxinas de 1972 proíbe o desenvolvimento, produção e estocagem. Mas calcula-se que dezenas de países fabricam tais armas. A utilização dessas armas nunca foi em larga escala nos campos de batalha.” (Fonte: Metamorfose Online)

Segundo o especialista inglês Julian Perry Robinsom, da Universidade de Sussex, a explicação pode estar no fato de que o uso de um organismo vivo para atacar a outro, dá margem a todo tipo de situações imprevisíveis, e “os militares não gostam de armas que possam controlar”. Pois seu ataque é invisível, e quando percebido, já pode ser tarde demais.

As bactérias não eram disseminadas através de armas convencionais, mas em forma de aerosol, pois se espalhava rapidamente. Outras formas também eram com mísseis e bombas normais.



OS ORGANISMOS VIVOS MAIS PERIGOSOS UTILIZADOS NAS ARMAS BIOLOGICAS

* Varíola - a contaminação ocorre através da respiração, pois seu vírus está presente no ar.

* Ebola - a contaminação pode ser por aerosol ou ainda pela contaminação de alimentos e da água pelo vírus. É uma arma letal e sua taxa de morte chegava a quase cem por cento.

* Peste Bubônica - a contaminação pode ser feita por aerosois, mísseis, bombas ou até mesmo através da pulga infectada. Se a pessoa é uma vez infectada ela vai sempre contaminar as pessoas ao seu redor.

* Anthrax - sua contaminação é pela água, ar, terra ou alimentos.

* Taxina Batulínica - sua contaminação é pela água e alimentos. A morte de contaminado ocorre em 48 horas.

* Taxina t-2 - é derivada de fungos e cultivada em alimentos como o milho e o trigo.



Desde o ataque as torres gêmeas em Nova Iorque, no ano de 2001, a um grande medo de que terroristas ataquem novamente, mas não com aviões e sim com armas, as quais não podemos ver, mas que quando percebemos não adianta mais reagirmos.

Por Stephanie Nascimento

Um comentário:

  1. Todas as postagens que o grupo fez estavam dentro dos objetivos propostos, agora é relacionar todos os assuntos para a redação final.

    ResponderExcluir