.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

O ÚLTIMO BANHO

Com muita eficiência e rapidez, o acido cianídrico era exalado nas câmaras de gás. (Fonte da imagem: Mundo Estranho)

As câmaras de gás, dispostas nos campos de concentração, tinham por objetivo exterminar com boa parte dos judeus na época da Alemanha Nazista, ali cabiam aproximadamente 800 pessoas. Os judeus eram “selecionados para tomar um banho”: após entrarem nessas câmaras, tinham ordem de ficarem nus e suas roupas penduradas em cabines para que pudessem vestir depois (era no que acreditavam). Assim que todos estivessem “acomodados” a luz era apagada e um gás começava a invadir o ambiente.


O GÁS

Chamado comercialmente de ZYKLON B, o ácido cianídrico (HCN) é encontrado naturalmente no estado líquido ou gasoso, solúvel em água, alcoóis e éteres. À época, era utilizado em forma de pastilhas, colocado em um compartimento de metal e aquecido, liberando seu vapor. Quando entrava em contato com a corrente sanguínea e chegava as células, bloqueava a ação das mitocôndrias, fazendo com que as células ficassem sem energia e levando a morte por asfixia em menos de 30 minutos.

Inicialmente utilizado como pesticidas para eliminar piolhos e insetos, o ácido cianídrico foi manipulado quimicamente, não emitindo odores. Atualmente, é usado na fabricação de plásticos, corantes, acrílicos, fertilizantes agrícolas e na extração de ouro e prata.

Importante ressaltar que a câmara de gás ainda é um processo permitido e utilizado nos Estados Unidos como pena de morte.

Por Tainá Opitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário